Foto: Canva
por: Pedro Souza
Foto: Canva
A "Lua de Sangue", um eclipse lunar total, promete um espetáculo raro neste domingo, 7 de setembro. O fenômeno, que será o mais longo de 2025, deixará a Lua com um tom avermelhado por mais de 80 minutos.
Foto: Canva
A cor vermelha surge porque a atmosfera da Terra age como um filtro para a luz solar. Ela dispersa os tons azuis e deixa passar apenas os avermelhados, que são projetados sobre a Lua, criando o efeito visual.
Foto: Canva
Infelizmente, desta vez, o espetáculo não será para os brasileiros. O eclipse total não será visível a olho nu no Brasil, pois ocorrerá durante o dia, entre 14h30 e 15h52, no horário de Brasília.
A visibilidade será total em regiões da Ásia, Austrália e leste da África. No Brasil, apenas uma fase penumbral, imperceptível a olho nu, poderá ser vista no extremo leste do país.
Foto: Canva
Para quem não quer perder o evento, a solução será acompanhar as transmissões ao vivo. O Observatório Nacional fará uma live completa em seu canal no YouTube, a partir das 12h, mostrando o eclipse em tempo real.
Foto: Canva
A boa notícia é que não precisaremos esperar muito pela nossa vez. A próxima "Lua de Sangue" visível em todo o território brasileiro já tem data para acontecer.
Foto: Canva
Em resumo, o espetáculo deste domingo será inesquecível, mas para nós, apenas pela internet. A próxima chance de ver um eclipse lunar total a olho nu em todo o Brasil será em 3 de março de 2026.
O quiz que revela o continente com a sua vibe.
A sua próxima aventura começa agora.