Foto: Canva
por: Pedro Souza
Foto: Canva
Passaporte Válido: Este é o documento mais importante. Para a maioria dos países, seu passaporte precisa ter uma validade mínima de 6 meses a partir da data de entrada no destino. Se você não tem um, o primeiro passo é solicitá-lo na Polícia Federal.
Foto: Canva
Visto : Muitos países não exigem visto de turismo para brasileiros, mas destinos como Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália exigem. Pesquise sempre a necessidade de visto para o seu destino com antecedência, pois o processo pode ser demorado.
Foto: Canva
Comprovantes Financeiros: Tenha como provar que você pode se manter durante a viagem. Isso pode ser feito com extratos bancários, o limite do seu cartão de crédito ou dinheiro em espécie. Uma conta digital internacional, como Nomad ou Wise, facilita muito esse processo.
Passagem de Volta Comprada: A maioria dos países exige que você apresente uma passagem de volta para o Brasil. Isso é uma garantia para a imigração de que você não pretende ficar ilegalmente no país.
Foto: Canva
Seguro Viagem: Para a Europa (países do Tratado de Schengen), o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatório. Mesmo onde não é obrigatório, é altamente recomendável, pois os custos médicos no exterior podem ser altíssimos.
Foto: Canva
Comprovante de Hospedagem: Tenha a reserva do seu hotel, Airbnb ou uma carta-convite (caso vá ficar na casa de alguém) impressa ou salva no celular. A imigração pode solicitar para confirmar onde você ficará.
Foto: Canva
Certificado Internacional de Vacinação (Dependendo do Destino): Alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), principalmente para febre amarela. Verifique as exigências sanitárias do seu destino.
O quiz que revela o continente com a sua vibe.
A sua próxima aventura começa agora.